Biografia
Empresa
Fundado em 1997, com sede em São Paulo, o Ateliê Jum Nakao inicia suas atividades na área da Moda. Com foco na transversalidade de linguagens e no intuito de propiciar a mais completa experiência, o Ateliê passa em 2004 a atuar nas mais diversas frentes como design de espaços, espetáculos, mobiliário, luminárias, cenografia, figurinos, direção de arte, instalações e exposições de arte, formação e capacitação de pessoas através de workshops e palestras, publicação de livros e textos.
Bio
Jum Nakao é designer e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses. Vive na cidade de São Paulo onde se localiza seu ateliê.
Inicialmente acreditava que o suporte do seu trabalho poderia ser a eletrônica e a computação, mas abandona esse setor por considerar os estudos extremamente distantes do olhar humano.
Foi na moda que Jum percebeu a possibilidade desta aproximação e inicia sua formação em 1984 através do CIT – Coordenação Industrial Textil – onde tem os primeiros contatos com profissionais da área, entre eles as professoras Vera Lígia P. Gilbert e Marie Ruckie. Em 1988 cursa licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade Armando Álvares Penteado e em 1989 faz extensão universitária em História da Vestimenta no Instituto de Museologia de São Paulo e História da Moda com a Professora Serafina Borges do Amaral no SENAC. Em 1996 é considerado a grande revelação da 6a Edição do Phytoervas Fashion e passa a ocupar o cargo de Diretor de Estilo de uma das maiores empresas de moda do Brasil na época, a ZOOMP, onde permanece por seis anos. É convidado pela Du Pont em 2002 para ser o designer parceiro no Projeto Internacional Hotel Lycra. Em 2003, ineditamente um trabalho de moda faz parte de uma Mostra de Arte e Fotografia – Imagética – onde um espaço de honra é destinado para uma instalação que narra o processo de uma de suas coleções – Tributo a Brothers Quay. Os trabalhos realizados na área de artes gráficas pelo studio de design Lobo – books: Future Kitsch e Tributo a Brothers Quay – arrebatam prêmios e citações internacionais como: The One Show (EUA), How Design (EUA), Creative Review (Inglaterra) e ADG (Brasil).
Em 2004 o Banco do Brasil solicita uma campanha para estreitar elos com arte, moda, cinema e dança. Participam deste projeto diretores de arte, fotografia, publicidade e companhias de dança. Jum Nakao é o designer convidado para Design de Conceito e Figurinos. No mesmo ano assina contrato como diretor Criativo de uma das mais tradicionais empresas de moda feminina: VIVAVIDA. Pela primeira vez na história, em 2004 a NIKE, gigante do segmento esportivo e vestuário – maior faturamento global – estabelece mundialmente um contrato com um designer para uma linha premium: JUM NAKAO for NIKE. É convidado ainda pela FAAP, ABIT e MASP para ser o Mentor Criativo do Projeto: Instituto Brasil de Arte e Moda. Realiza em junho de 2004, no São Paulo Fashion Week, A Costura do Invisível, uma performance em que, ao final do desfile, modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal confeccionadas em mais de 700 horas de trabalho. Logo após o desfile, participa da Mostra Arte e Mercado na Galeria Vermelho, em São Paulo, com a obra Fonte dos Desejos.
Em 2005, a convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, o designer participa da microssérie Hoje é dia de Maria , da TV Globo, respondendo pela concepção e criação de uma corte real. No mesmo ano, Jum lança, no calendário geral do São Paulo Fashion Week, o livro e documentário A Costura do invisível, realizados a partir de referências do desfile de verão 2004, editado pelas Editoras SENAC. Em junho de 2005, desfila e expõe em Paris na Galeries Lafayette nas comemorações do Ano do Brasil na França. Na comemoração de dez anos de moda no Brasil, através do São Paulo Fashion Week, seu trabalho A costura do Invisível é homenageado como o desfile da década. Em agosto de 2005, ineditamente, Moda passa a fazer parte das Mostras Culturais do SESC e Jum Nakao é convidado para a concepção e realização da exposição Conflitos e Caminhos. Em 2005 passa a assinar as coleções do tenista Guga Kuerten.
Em parceria com a Curtlo lança em 2006 uma coleção de bolsas: Curtlo por Jum Nakao que é selecionada para a I Bienal Brasileira de Design. É convidado em janeiro de 2006 pela curadora internacional Anne Zazzo do Galliera, Fashion Museum of Paris, para participar da Mostra Internacional dos mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX até hoje. Em julho de 2006 lança a coleção OXTO – JUM NAKAO. Realiza em 2006 a direção criativa da ópera Kseni de Jocy de Oliveira. A convite do Museu de Arte Brasileira concebe o espaço cenográfico da exposições GRAN SERA e PERCURSOS. Expõe no MON – Museu Oscar Niemeyer – em Curitiba a instalação REVOLVER em maio de 2007. Sua obra integra em outubro de 2007 a exposição Design Brasileiro – Uma mudança do olhar realizada no Palácio do Itamaraty. Em 2007 assume a direção criativa da NUTRISPORT. Participa em novembro de 2007 da mostra Moradias Transitórias no Museu Nacional com a obra Paisagem Urbana. Ainda em novembro de 2007 integra a Mostra SESC de Artes Circulações – Molina Remix com a instalação O que os olhos não vêem. Em 2008 é convidado para participar do Festival Bienal de Artes da Nova Zelândia com a exposição The Enchanted World of Jum Nakao na celebração de primeiro aniversário do The New Dowse Museum.
Em 2008 é selecionado pela curadora do Museu de Arte Contemporânea de Tokyo, Yuko Hasegawa, para integrar a exposição quando vidas se tornam forma: dialogo com o futuro – Brasil-Japão e neste mesmo ano é o artista convidado para conceber em São Paulo o espaço do pavilhão comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa. Expõe em 2008 no Festival della Creatività em Firenze. Participa da Mostra Nipon realizada no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro e em Brasília com a Instalação Rasgo. É o idealizador e curador da exposição Reproduzir ocorrida em 2008 dentro da Semana Viver Design SP. Sua performance Vestidos Multi Prismáticos é contratada para o lançamento da operadora de telefonia celular Oi em São Paulo. Participa a convite do Itaú Cultural, ainda em 2008, da mega instalação PETS que ocupou as marginais do rio Tietê em São Paulo.
A convite do Conselho Euro Brasileiro, participa da Feira de Design de Milão de 2009 como diretor do projeto Floresta Móbile e com o projeto COCAR. Realiza em 2009 a convite da Coca Cola Inc. a direção de arte e concepção dos personagens da campanha Kuat Eco. A Nespresso comissiona em 2009 Jum Nakao para o lançamento mundial no Brasil de seu café Premium Singatoba, onde um quadro cinético de mais de 6 metros é desenvolvido para esta ação. A convite dos curadores do Sabbioneta Art Festival participa como Fashion Intelecttual da mostra Please me Fashion realizada em Mantova na Itália com a obra luxdelix. A mostra foi exposta no Palazzo Ducale entre os dias 6 de junho a 18 de julho de 2010. Ainda em 2010, a convite do SPCD ( São Paulo Companhia de Dança) desenvolve os figurinos do espetáculo OS DUPLOS. Sua instalação e perfomance Vestígio Vestiveis, produzida pela Cinnamon Comunicação e com realização do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, realizada em junho de 2010 durante a 20º edição da SPFW, se torna um marco histórico na mediação entre Arte e Moda. Em novembro de 2010, a convite do Ministério da Cultura, Jum integra o projeto Brasilidades e instala nos pilotis do MAM – Museu de Arte Moderna – do Rio de Janeiro sua obra O Sonho de Darcy.
A convite do Sindmóveis, realiza a concepção do espaço do Salão Design 2011, em Bento Gonçalves na Casa Brasil, o mais importante evento da Indústria Moveleira do Brasil. Em 2012 é homenageado na vigésima sexta edição da Casa Cor onde expõe o Espaço Jum Nakao. É convidado em 2012 para ser membro do júri do IF Concept Design Awards em Hannover, Alemanha. Concebe e realiza o Reality Project durante o Dragão Fashion 2012, projeto com parceria do Senac Ceará em que pela primeira vez na história uma coleção completa é desenvolvida em tempo real durante uma semana de moda. No lançamento da nova identidade coorporativa do Senac é convidado para idealizar o espaço das Editoras Senac na Bienal do Livro. No encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, Jum é o designer responsável pela cerimônia de apresentação do Brasil. Expõe em 2012 na Somerset House em Londres sua obra Memórias transportáveis, sonhos encaixotados. Em outubro de 2012, participa da abertura da Exposição Futurotextiles no CETI (European Center for the Innovative Textiles) em Lille, França com a obra Cloud Dress.
Lança em 2013 a coleção de móveis Schuster – Jum Nakao. O catálogo A Hora do Brasil, sobre o Reality Project, arrebata o prêmio de Excelência Gráfica da ABRIGRAF em 2013. É o mentor criativo da Semana Pátio Batel e em sua primeira edição, em setembro de 2013, concebe a instalação Sonho no Pátio Batel com mais de 130.000 balões. Em abril de 2014 expõe na praça central do Parque Victor Civita a obra Fonte Efêmera. Realiza a Direção de Criação e Arte do CD Matéria Estelar de Rhaissa Bittar lançado em setembro de 2014. A convite do AMPAS – Academy of Motion Picture Arts an Sciences – Oscar, Jum Nakao desenvolveu em outubro de 2014 um vestido construído de páginas do roteiro do filme Marie Antoinette, de Sofia Coppola, estrelado por Kirsten Dunst. É o único brasileiro convidado para a Exposição The Future of Fashion is Now realizada em outubro de 2014 no Museum Boijmans Van Beuningen Rotterdam. Jum Nakao assina a concepção visual dos personagens da série Que Monstro te Mordeu? lançada em novembro de 2014 na TV Cultura. Em 2015, na celebração dos 50 anos da Rede Globo, Jum Nakao é convidado para criar o projeto Inspire-se, uma Agenda Comemorativa para os principais clientes da Emissora.
Na Celebração dos 120 anos de Amizade entre Brasil e Japão, e relançamento do tecido milenar, Majotae, Jum Nakao é convidado em 2015 pelo Grupo Isetan Mitsukoshi para criar 3 vestidos celebrativos. Exposição Bailes do Brasil – A mostra reúne um acervo de imagens, sons e vídeos que retratam diversos momentos do Brasil com uma cronologia fluida, desde a primeira República no final do século 19 até os dias atuais. Uma original abordagem de nossa cultura por meio de um grande baile ao longo do tempo. Exposta e idealizada por Jum Nakao para o Solar da Marquesa, São Paulo, em 2015. A convite do Governo de Tokyo, realiza a obra Affect Weaving – TURN – Japão – Brasil – Projeto Artístico Interativo sobre o valor da Vida durante as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro. Em 2017, o grupo Asics comissiona Jum Nakao para criar uma obra para a inauguração da primeira loja de Onitsuka Tiger na América Latina no Shopping JK: Animated Kirigami Tiger. A convite da Agência Edelman, Jum Nakao desenvolve para o Cliente Kimberly-Clark a peça comemorativa Era uma vez… para o lançamento do novo Neve Premium Comfort em 2018.
Jum desenha móveis, roupas, espaços; dirige criação de filmes, eventos, espetáculos; realiza palestras, workshops, exposições e mostras, pelo país e no exterior. É referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo e sua obra integra acervos Internacionais de Museus de Arte e Moda.
Em sua produção, Jum Nakao é capaz de conciliar os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão, como o encontro em clima de suspense e contos de fadas, da elaborada moda do século XIX com o universo lúdico dos bonecos playmobil.
Como disse um dia Lautréamont, o que depois virou um slogan surrealista, “Belo como o encontro entre uma máquina de costura e um guarda-chuva sobre uma mesa de dissecação”. Dissecando o mundo, Jum Nakao costura o imprevisível.
https://www.facebook.com/jumnakao
http://instagram.com/jumnakao
https://www.youtube.com/c/jumnakao
https://www.flickr.com/photos/jum_nakao/albums
Diretora Executiva: Suzana Memlak